Tom foi inspirado por um veterano da Segunda Guerra Mundial que disse: “Eu não posso acreditar que vou ter 80 anos, sinto que acabei de voltar da guerra. Olho para o espelho e vejo esse velho. ”A vida humana é ao mesmo tempo bela e frágil, tratando desse tema ao unir os primeiros anos à vida presente envelhecida em uma única fotografia que é ao mesmo tempo melancólica e contemplativa.
Tom adotou a abordagem de fotografia de retrato ambiental que é eficaz em mostrar seus idosos em seus ambientes mais naturais enquanto completam suas tarefas cotidianas e mundanas. A perspectiva de grande angular incentiva os espectadores a vagar livremente e explorar a localização estabelecida dentro do quadro, o que proporciona um forte senso de realidade no tempo presente. Isso foi claramente contrastado pela colocação cuidadosa de um reflexo em um espelho, mostrando versões jovens e atraentes dos homens e mulheres olhando para eles: como se os idosos estivessem relembrando suas vidas passadas.
A parte mais crítica nas fotografias eram os olhos dos eus mais jovens e mais velhos, olhando um para o outro, e para enfatizar isso, Tom atirou suas imagens no mesmo nível dos olhos de seus sujeitos. A justaposição resultante de jovem versus velho, passado versus presente e realidade versus reflexão espelhada são os temas recorrentes espalhados por toda essa série de fotos, que é ao mesmo tempo bela e evocativa.
Você pode conferir mais do incrível trabalho de fotografia de Tom Hussey aqui.