Este youtuber emagreceu 5 kg em uma semana comendo no McDonald’s
12 de junho de 2018
As utilidades e os efeitos das telhas de vidro
12 de junho de 2018

Baterias de carro elétrico poderão armazenar energia dos painéis solares para a casa




Sabemos que as turbinas eólicas dependem da frequência e intensidade do vento para funcionar, bem como, a energia solar só gera energia durante o período do dia enquanto o sol brilha. Este problema de intermitência das tecnologias renováveis em breve pode ser resolvido. Projetos com novas e tecnológicas baterias de lítio, e até mesmo com carros elétricos estão sendo desenvolvidos para armazenar a energia dos painéis solares.

A experiência de Damien Maguire é um exemplo disso. Quando se mudou para Dublin teve problemas com a luz elétrica da casa devido às constantes quedas de energia na cidade. Ele encontrou a solução dentro de seus carros elétricos: as baterias. Damien criou um sistema de fiação que pode sugar a energia dos carros enquanto estão estacionados na garagem. Quando a casa e os veículos estão conectados, também é possível usar as baterias para armazenar energia dos painéis solares.

Algumas empresas de serviços públicos e fabricantes de veículos querem usar baterias de carros elétricos como armazenamento para toda a rede pública de energia elétrica. Chamada ‘do veículo à rede’, o projeto pretende que algum dia milhões de motoristas se tornem mini comerciantes de eletricidade, recarregando quando as tarifas são baratas e injetando energia na rede nos horários de pico ou quando o sol não estiver brilhando. Caso a ideia funcione, a energia sustentável pode ficar ainda mais barata e ser usada de forma mais ampla e frequente.

A estimativa da Bloomberg New Energy Finance mostrou que em 2040 mais da metade de todos os carros novos funcionarão com o mesmo insumo das televisões, computadores e secadores de cabelo. Quando alimentados com a mesma fonte, os carros e todos os outros equipamentos poderão dividir o mesmo sistema.

Devido a análises futuras de mercado, de mudanças no comportamento dos consumidores e de incentivos governamentais, a maioria das grandes montadoras de veículos tem mostrado interesse no projeto com carros elétricos. A ideia de armazenar energia de painéis solares em baterias de carro elétrico é muito promissora.

No futuro, baterias de carro elétrico poderão armazenar energia dos painéis solares para a casa

Colocando o projeto em prática as baterias do carro poderão ser carregadas durante o dia com energia limpa e ao estacionar na garagem, será possível optar por utilizar a energia armazenada no carro para alimentar a casa ou até mesmo vender a outros consumidores de energia através da rede elétrica.

Os veículos podem operar como parte de um sistema energético maior! O investimento em painéis solares recompensa ainda mais rápido quando a energia solar não está apenas substituindo a eletricidade da concessionária, mas substituindo a gasolina, muito mais cara. Uma pesquisa desenvolvida em 28 países com 2.000 proprietários de carros elétricos apontou que 40% do total também possuem energia solar instalada em suas casas.

Fonte: VivaCar




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *